5 motivos que provam que empreendedorismo e rock tem tudo a ver

“Hoje é dia de Rock Bebê”!

 

Ser adolescente e ter uma banda de rock é um dos principais ritos de passagens na vida de qualquer pessoa. Juntar uma galera, jogar conversa fora, ouvir música, depois tentar tirar essas música para fazer um cover, fazer a própria versão de um clássico. Guittarra, Baixo, Batera e tudo que gira ao redor deles, pedais, amplificadores, pratos, cabos. Os ensaios na garagem ou no porão da casa dos pais de alguém, as Jam Sessions com o pessoal de outras bandas participando, as conversas que varavam noite a dentro. Não sei se você teve essa oportunidade, eu tive e posso te falar que foi muito F.O.D.A.

Ter uma banda, ou várias delas como foi o meu caso, é uma daquelas coisas da vida que faz você perceber que é feliz (e o mais incrível disso tudo, você sabe que é) pelo simples fato de fazer parte daquilo . Nunca tocamos com Fenders, amplificadas em um Marshal valvulado, nosso pratos não eram da Sabian e os mics não eram Shure, também nunca gravamos nenhum álbum ou fizemos shows para uma multidão, mas, os nomes, meu amigo!!! Druidas, Kronic, Nosferatus, Kyria (essa ai é a que fez mais sucesso, fomos até pagos para tocar uma vez), fala sério, todos sensacionais não são?

Poder fazer parte de uma banda foi incrível mesmo, o rock de certa forma me trouxe até aqui, certamente isso aconteceu com você também que curti o mais marcante dos estilos musicais. Nesse momento em que fundadores e CEOs de gigantes do mercado, são como os grandes rock stars envoltos em uma áurea de admiração. Vamos mostrar para você por que ter um negócio é como ter uma banda de rock, de garagem, mas, ainda uma banda. Let’s GO…

“I now it’s only Rock’n Roll but a like it.”

 

 

1. Rock n’ roll é para quem se mexe!!!

Eis um fato que você certamente já sabe. Para abrir um negócio não basta só vontade. Tudo bem eu admito é bem óbvio isso, prometo me esforçar mais. vamos lá, você sabe que só na base da vontade a coisa não anda, é preciso correr atrás, se mexer. O Rock não nasce para apenas assistir a historia, ela é subversivo, cria tendências, quebra paradigmas, não existe para ficar parado. Quando você ouve o primeiro acorde ele já te faz mexer, de alguma forma. O Rock é impactante é o primeiro criador de UAU!!!! Moments da historia.

Quando criamos um negócio, ele precisa ter um propósito, não entenda com isso que ele precisa necessariamente, “tornar o mundo um lugar melhor”, ele pode até fazer isso, mas, nem o rock tem essa pretensão, ele não nasceu para ser “engajado”, nasceu para impactar as pessoas, da forma que elas quiserem.

Sabe por que o seu negócio precisa de um propósito? Porque é o que as pessoas compram. Seus clientes não estão interessados no seu produto, estão interessados no valor que ele entrega e eles só chegarão até você se enxergarem que existe algo interessante ali para eles. E não tem como descobrir qual é esse valor sem se mexer. E isso como o bom e velho o rock r’ roll nos ensina, tem a ver com se arriscar um pouco, tomar caminhos diferentes, experimentar coisas novas.

Aprenda com o Rock, para ser relevante é preciso ser impactante.

motivos que provam que ter um negócio é como ter uma banda de Rock n’ Roll

 

2. É um baita trampo levar todos os equipamentos para ensaiar.

Guitarra, amplificadores, pedais, caixa, pratos, bumbo, baixo, teclado, cabos, mesa de som, caixas de som, tudo isso é você que tem que montar e carregar na sua banda de garagem, até o árduo trabalho de afinar os instrumentos também está com você, afinal ainda não dá para contratar um roadie.

Se você tem um pequeno negócio, você também tem que fazer muita coisa. Desenvolver, produzir, divulgar, vender, se relacionar, pagar, receber, prestar um serviço e mais um monte de coisa. Existe todo um trabalho enquanto não estamos trabalhando que precisa ser feito. Um empreendedor em uma pequena empresa não pode se dar ao luxo de ficar só gerenciando a parte estratégica do negócio, muitas vezes ele precisa colocar a mão na massa também.

Todo esse trabalho é um grande aprendizado, pois, permite vivenciar intensamente o dia a dia das operações, de onde surgem os problemas, como os processos caminham, onde é possível melhorar, o que é preciso cortar, enfim são vários insights que podem ser retirados de todo o trabalho que o empreendedor desempenha na empresa e que serão determinantes para o bom desenvolvimento do negócio.

“I love rock n’ roll, so put another dime in the jukebox baby”

 

3. Uma boa banda não é formada apenas com um bom guitarrista

Não adianta nada um guitarrista super virtuoso, se o vocal detona com toda a melodia e a batera sempre atravessa o ritmo. Nada mais chato e quebra clima que um baterista que faz virada na hora errada.

Um negócio é um sistema, nele acontece diversas interações ao mesmo tempo. Informações, processos, controles, projetos são muitos e as pessoas precisam estar no mesmo tom para que as coisas aconteçam. Não adianta nada um time de vendas ter um resultado brilhante, se a área de produção não conseguir dançar conforme o ritmo do mercado. E esses é um dos maiores desafios dentro de um pequeno negócio, ajustar todo mundo para a mesma sintonia.

Os recursos são escassos, tempo, dinheiro e equipe, e é preciso tirar o máximo possível deles para viabilizar o negócio. Encontrar o equilíbrio que permita com que as pessoas se desenvolvam e estejam em um mesmo nível é sempre difícil. Não tem como evoluir nesse particular, sem ser com uma boa estratégia, uma cultura bem desenvolvida e arregaçar as mangas. Como um maestro um empreendedor precisa tirar o melhor de cada um e colocar todos no mesmo ritmo.

Guitar player

 

4. Nem sempre é fácil agradar a plateia

Quase toda banda por maior e mais relevante que seja, passou por aqueles shows onde haviam apenas alguns poucos amigos na plateia. Até os Beatles passaram por isso em um dos seus primeiros shows fora de Liverpool. Tinham 18 pessoas lá aquele dia.

Conseguir o primeiro cliente sempre é difícil, ainda não se tem uma ideia clara do negócio, como o produto vai funcionar, as pessoas ainda estão desconfiadas, não se tem certeza de nada.  Conquistar o público é uma tarefa árdua que exige muita paciência. É preciso sempre estar atendo a proposta de valor, se ela resolve algum problema para o mercado, por que essa é a base para a construção de um grande produto e a explosão de vendas.

As vezes, mesmo depois de algum tempo e de ter alcançado certo sucesso, surgem algumas vaias, podem ser tímidas e representar uma minoria, mas, não podem ser ignoradas. Entenda, um cliente demonstrar a sua insatisfação com uma empresa é algo valioso demais, por que permite que ela possa entender com mais profundidade os problemas. Um relato concreto tira as coisas do campo da suposição, permite ao empreendedor traçar ações concretas que podem evoluir com o negócio e reconquistar o público.

 

“We will, we will rock you”

5. Mas, no final é sempre bom fazer um barulho

O desafio, o trabalho, o aprendizado sempre é prazeroso demais para o empreendedor. A jornada sempre valerá a pena. O empreendedor de verdade assim como roqueiro vive intensamente toda a experiência. Para uma banda de rock tocar é sempre um ponto alto, isso representa o mesmo para o empreendedor e o seu negócio.

Ser empreendedor é uma escolha radical de estilo de vida e é uma das coisas mais rock n’roll que uma pessoa pode fazer. Aproveite bastante o bom e velho Rock n’ Roll, se quiser aumenta o som (ou coloque os fones) por que preparamos uma playlist especial com alguns clássicos que nós da Lemon amamos.

Dê o play e aproveite.

 

 

Sumário do Artigo
5 motivos que provam que ter um negócio é como ter uma banda de Rock n' Roll
Nome do Artigo
5 motivos que provam que ter um negócio é como ter uma banda de Rock n' Roll
Descrição
Motivos que provam que empreendedorismo e rock n' roll tem tudo a ver.
Autor
Empresa
Lemon 360
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