5 Tecnologias para ficar de olho nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - Lemon

Hoje, dia 05 de Agosto de 2016, o mundo todo vai parar para ver a abertura do maior evento esportivo do ano, os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Mais uma vez vamos acompanhar nossos atletas e modalidades preferidos e presenciar a superação e a busca pelo pódio, que são os elementos de inspiração das olimpíadas. Porém, já faz muito tempo (muitos séculos se você parar para pensar) que os jogos vão muito além do esforço dos atletas pelos louros. Nós estamos vivendo a era da tecnologia nas olimpíadas, causando impactos determinantes nos esportes tanto dentro quanto fora das modalidades. Por isso, trouxemos 5 tecnologias para ficar de olho nos Jogos Rio 2016.

 

 

1. Big Data para grandes vitórias

 

O Big Data já é a menina dos olhos da tecnologia no mundo todo e é claro que ela não poderá ficar de foda das Olimpíadas. São várias delegações que utilizarão o Big Data em diversas modalidades para ajuda-las a conquistar as medalhas. Dentre elas estão a equipe de Remo do Reino Unido, a boxeadora olímpica Nicola Adams, e a equipe de vela da Alemanha. Com uma quantidade massiva de dados sendo gerados por sensores e outras medições, aliado com dados e informações como históricos estatísticos, condições ambientais, sinais vitais, enfim, um potencial sem limites de processamento de dados, os atletas e equipes utilizam o Big Data em tempo real para a criação de táticas mais assertivas e respostas mais rápidas a crises e situações desfavoráveis.

 

 

2. Um mundo impresso em 3D

 

A ciclista para-olímpica alemã Denise Schindler, em colaboração com a Autodesk, será a primeira ciclista a competir utilizando uma prótese para a perna completamente produzida utilizando a tecnologia 3D. A Nike utilizou tecnologia de impressão 3D para produzir uma placa com pequenas travas ultra leves na sola do tênis Nike Zoom Superfly Knit da atleta americana Allyson Felix. Essa placa foi desenvolvida especificamente para atender às particularidades da biomecânica da atleta e poderá lhe garantir alguns milímetros de vantagem em cada pisada. Em uma modalidade onde cada centésimo de segundo conta, essa vantagem pode ser determinante para a vitória.

 

Heads-up display of track cyclist

 

3. Uma visão otimizada.

 

Outra tecnologia das olimpíadas é a realidade virtual. A transmissão oficial dos jogos terá cobertura parcial para realidade virtual e vídeos em 8K. Alguns eventos como a cerimônia de abertura e encerramento, boxe, ginástica olímpica e volley estarão disponíveis apenas para aqueles que possuem o Samsung Gear VR. Imagine o poder de imersão e de engajamento de acompanhar os jogos olímpicos por meio da realidade virtual! Isso gera uma experiência completamente diferente e rica para o espectador. Mas a realidade virtual não é uma exclusividade dos espectadores: a equipe americana de ciclismo tem treinado com óculos de realidade aumentada que mostram os dados de desempenho em tempo real para o ciclista, sem que ele precise tirar os olhos da pista.

 

 

4. Vestindo a tecnologia correta.

 

Não é segredo para ninguém que a tecnologia nas roupas e uniformes dos atletas é determinante para a vitória. A tecnologia está presente não apenas nos tecidos e materiais que melhoram a performance, como os polêmicos maiôs da natação, e também os que coletam e trabalham dados em tempo real como os óculos de realidade aumentada os ciclistas do tópico anterior, coletes que monitoram sinais vitais com alta precisão e óculos que alteram o comportamento de sono dos atletas.

 

 

5. Uma nova forma de fazer pagamentos.

 

A bandeira VISA será a única aceita em todos os locais do complexo olímpico. Para potencializar ainda mais essa vantagem exclusiva, eles lançaram um novo anel para alguns atletas patrocinados pela Visa, que poderá fazer pagamentos apenas acenando com a mão. Além disso, a Samsung aproveitou o impulso olímpico para lançar no Brasil o Samsung Pay, uma funcionalidade exclusiva do Samsung Galaxy S7 que permite ao usuário escolher o cartão de crédito que deseja usar pelo smartphone, liberar a utilização utilizando sua impressão digital e finalizando-o aproximando o smartphone da máquina.

 

A cada edição dos jogos olímpicos a tecnologia desempenha um papel maior, garantindo a algumas delegações vantagens competitivas que vão além da capacidade e preparação de seus atletas. Do ponto de vista da tecnologia e da performance, são avanços e inovações notáveis em performance e rendimento que podem ser ampliados para o nosso dia-a-dia e para os nossos negócios. Por outro lado, ela terá sempre um lugar polêmico no debate da ética nos esportes: será o uso das tecnologias uma prática tão determinante a ponto de prejudicar equipes de outros países que não possuem tanto acesso a elas? Que chance teriam delegações pequenas e com poucos recursos perto de gigantes bem preparados e bem equipados tecnologicamente? Há quem compare a tecnologia no esporte até com o doping, uma espécie de “doping tecnológico”. E você, o que você acha? A tecnologia deve ser incentivada ou deve ser controlada para garantir condições mais igualitárias de competição? Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Texto adaptado do artigo Technologies do look out for at Rio Olympics, do portal Computer World.
Sumário do Artigo
5 Tecnologias para ficar de olho nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Nome do Artigo
5 Tecnologias para ficar de olho nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Descrição
Na sexta-feira dia 5 de Agosto de 2016 o mundo inteiro vai parar para ver a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Separamos aqui 5 Tecnologias para ficar de olho nas Olimpíadas.
Autor
Empresa
Lemon Inteligência
Logo
The following two tabs change content below.
Guilherme Oliveira
Co-founder e Marketing leader na Lemon 360, pai, amante da natureza e apaixonado por caffè espresso.

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This