Blog da Lemon A gestão para manter as aparências

Invariavelmente em nossas carreiras trombamos com alguns tipos diferentes de profissionais e organizações, Alguns estilos nos agradam mais e outros não chamam tanto a nossa atenção. Em especial um será ponto central da nossa discussão aqui hoje. A gestão de aparências. E o que seria isso? Você está se perguntando. Tentarei nas próximas linhas definir esse conceito para vocês.

A boa gestão para manter as aparências, manda que o indivíduo que a utiliza como ferramenta de trabalho no dia a dia organizacional deve ter, um fala forte e vigorosa, capaz de fazer qualquer exercito marchar por ele no mais cálido e árido deserto. Atribuir-se a si mesmo as qualidades essenciais ao bom líder. Ter um tom quase profético, com frases do tipo “sabia que isso não iria dar certo” ou ” sempre te falei que daria certo”. Sempre se utilizar da primeira pessoa do plural para iniciar seus discursos ufanistas dignos de alguns parlatórios que vemos por ai, coisas do tipo, “conseguiremos”, “faremos”, “transformaremos”, “precisamos” devem ser utilizadas incessantemente. Porém ao analisar mais friamente todo esse contexto perceberemos que o conhecimento  limitado, o discurso vago e as analises superficiais, são a base da gestão para manter as aparências

Esse modelo se apoia na padronização dos interesses das pessoas, onde todos devem pensar da mesma maneira buscando uma falsa sensação de união, que acaba com a primeira discussão dentro da equipe. Utilizam-se de conversas veladas, arranjos, cartas marcadas e são permanentemente contra a ideias contrarias. Apóiam-se no já desgastado “todos juntos venceremos”, e entendem que apenas isso é suficiente para se alcançar novos resultados.

Preocupam-se com problemas, claro quem não se preocupa, buscam resolve-los sempre da mesma maneira, não importa se são relativos a processos, pessoas, tecnologias  posicionamento, estratégia. São omissos a cerca das suas responsabilidades preferem por a culpa no cliente, no fornecedor, na equipe. Esse é o verdadeiro “Tirando o seu da reta show”. Buscam as soluções momentâneas  “vamos fazendo assim até eu achar uma solução definitiva”. Também não assumem que possuem recursos criativos limitados e repertorio administrativo escasso.

É claro que a boa gestão para manter as aparências não desse do salto. Assume toda gloria dos acertos. Para que dividir e reconhecer a equipe, não é verdade? Afinal “é um favor que eu faço em manter esses profissionais aqui”. O velho pensamento ilusório de estar de certa forma ajudando a sociedade criando mais empregos. Conversinha para boi dormir essa, são negócios e estamos em uma relação comercial que precisa ser boa para ambas as partes.

A gestão para manter as aparências, pode até dar certo no inicio, mas, em algum momento a equipe precisará de algo mais concreto, onde as analises sejam mais profundas o conhecimento seja realmente relevante e o discurso seja verdadeiro. Não dar para levar tudo, apenas no papo, chega uma hora que o trabalho real precisa aparecer, por que do contrario a evolução não acontece.

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This