Blog da Lemon - Game of Thrones mostra que é o produto que importa

Dia 24 de Abril estreia a aguardada sexta temporada  de Game of Thrones série da HBO baseada na obra de George R.R. MartinA Song of Ice and Fire“. Game of Thrones se destaca além da qualidade do enredo pelo acabamento luxuoso dado ao drama, efeitos especiais fantásticos, cenários colossais e figurino impecável marcam a obra dirigida por David Benioff e D. B. Weiss.

Não vou aqui me arriscar em fazer comentários artísticos a respeito da série até mesmo por que não tenho conhecimento para tal. Vamos nos ater as questões de negócio que o produto Game of Thrones pode nos ensinar.

Ferran Soriano atual CEO do Manchester City e vice-presidente financeiro do Barcelona entre 2003 e 2008 explica em seu livro “A bola não entra por acaso”, a estratégia do time Blaugrana em valorizar e elevar o nível do produto/serviço oferecido a seus exigentes clientes, buscando criar um estilo de jogo único que junta a magia e técnica do futebol com a competência tática, coisa que começou com Ronaldinho e está até hoje com Messi, Suárez e Neymar. Game of Thrones não foge disse procura além de um bom trabalho de marketing oferecer um produto de alto nível que busca estar na Vanguarda da sua área, criando uma historia verdadeiramente apaixonante. Fato que muitas vezes não acontece, o foco total em um produto realmente incrível é por vezes descartado em várias empresas, fica apenas a proposta de valor vazia que é empurrada goela abaixo para o cliente.

Soriano cita ainda em seu livro o slogan adotado por Bill Clinton na campanha eleitoral de 1992, “é a economia, estupido” e a partir disso desenvolve um pensamento interessante, “é o produto, estupido”. Essa visão apresenta as organizações que o fundamental é ter grandes produtos e oferecer grandes serviços, isso faz com que o marketing seja ferramenta do negócio para o negócio não o contrário.

Pensar no produto requer, estudo do seu negócio, estratégia, conhecimento de mercado e tempo.  Por isso aguardamos cerca de 9 meses por novos episódios de Game of Thrones por que bons produtos levam tempo para estarem em alto nível, mas, são eles que garantem que os clientes se apaixonem pela sua empresa. Claro dentro de uma estratégia existem varias formas para um negócio se posicionar para o seu público, mas, é importante garantir que o produto realmente entregue o que promete.

Toda essa sensação criada pela espera da nova temporada de Game Of Thrones é fundamental para a repercussão, mas, não pode ser mais importante que a experiência adquirida por ver o produto final.

E se preparem “The winter is coming!’

 

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
INSIGHTS DE GESTÃO NO SEU EMAIL!

INSIGHTS DE GESTÃO NO SEU EMAIL!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This