Facebook reactions. O que isso tem a ver com a sua empresa?

Nessa quarta-feira, dia 24/02 o Facebook finalmente lançou as alternativas ao famoso e querido botão “curtir”, o Facebook reactions. Lembra aqueles casos que você queria expressar alguma reação a alguma postagem, mas sem necessariamente querer dizer que você “curtiu”? Por exemplo: um amigo postou sobre a morte de um familiar querido, ou então alguma denúncia sobre algum escândalo ou injustiça e você quer se expressar, mas sem imprimir aquela conotação positiva e apoiadora que a palavra curtir carrega. Por conta disso, muitos (muitos mesmo!) usuários da rede social mais acessada do mundo clamavam por um botão “não curtir”: uma forma de você se engajar expressando um sentimento não-positivo.

Mas o Facebook foi além e trouxe os “reactions” ou “reações”, uma coleção de botões que diferentes expressões, para que você possa se expressar de uma forma mais, digamos, fiel e coerente. São 6 expressões, representadas pelos emojis: “Love”, “Haha”, “Wow”, “Sad” e “Angry”, além do bom e velho “Like”. No Brasil eles se chamarão: “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Irritado”. Para utilizá-lo você vai passar seu mouse sobre o botão curtir e as opções estarão lá. No smartphone e no tablet é só tocar o botão curtir e segurar que as opções aparecem.

Dê uma olhada no videozinho abaixo que você vai entender melhor:

Introducing Reactions from Facebook on Vimeo.

OK, mas como o Facebook reactions impacta a minha marca e minha empresa?

Uma das métricas mais clássicas para o marketing digital é o engajamento nas redes sociais. Dizer isso significa, quase que automaticamente, que a quantidade de curtidas de um post é uma das principais métricas – além, é claro, de diversas outras métricas como compartilhamentos, etc, mas vamos nos concentrar aqui nas curtidas. Normalmente quanto mais curtidas, mais engajamento e, por outro lado, um número baixo de curtidas pode representar várias coisas, dentre as quais um baixo engajamento ou uma expressão negativa.

Mas como saber mais sobre esse tipo de engajamento? Se alguém viu e não gostou e por isso não curtiu, você nunca vai saber. Se a pessoa não deixou um comentário agressivo ou reprovador ou mesmo de espanto, fica difícil de entender as razões e reações.

Então, onde está o pulo do gato aqui? O legal é que com o Facebook reactions será possível ter uma medida mais qualitativa do teor do seu engajamento. Separamos alguns insights aqui para refletir sobre os benefícios para a sua marca, produto ou empresa:

1. Você vai saber qual é a reação predominante à sua postagem. Essa é a parte mais óbvia: saber qual é a reação emocional ao que você está compartilhando.

2. Você vai poder identificar se os seus posts estão dividindo opiniões. Saber quantas pessoas “amam” E quantas “odeiam” te dá uma perspectiva mais afinada de quem é seu público.

3. Continuando a ideia do item anterior, as “reactions” te ajudarão a segmentar melhor o seu público. Você poderá processar seus dados por meio das reações de várias postagens e a partir daí começar a ver padrões e preferências de diferentes públicos.

4. Você poderá estimular reações específicas em suas campanhas e posts. Por exemplo, você pode buscar o engajamento em um assunto polêmico escancarando a indignação dos seus seguidores.

Existem muitas boas ideias que vão surgir com base nos “reactions”, mas fato é que a experiência de uso da rede social vai ficar bem mais divertida. Segundo o próprio pessoal do Facebook, ainda não se sabe quais serão as influências das “reactions” no algoritmo e o impacto sobre conteúdos e temas que aparecem mais ou menos para cada usuário, pois, até para eles, o desenrolar dessa história vai trazer muito aprendizado. E nós aqui na Lemon vamos ficar de olho nisso também.

O novo recurso Facebook “reations” estará disponível para todo o mundo. Aos poucos todos terão acesso.

E aí? Gostou da novidade? Como você vai usar esse novo recurso? Compartilhe com a gente a sua ideia nos comentários.

Facebook Reactions novos emojis

Sumário do Artigo
Facebook lança "reactions". O que isso tem a ver com a sua empresa?
Nome do Artigo
Facebook lança "reactions". O que isso tem a ver com a sua empresa?
Descrição
Entenda o Facebook Reactions, a alternativa ao famoso botão curtir. Saiba como ele vai funcionar e como ele pode impactar a sua marca e a sua página.
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Guilherme Oliveira
Co-founder e Marketing leader na Lemon 360, pai, amante da natureza e apaixonado por caffè espresso.

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