Tudo que o que você precisa para planejar a estratégia do seu negócio

Esse artigo é o primeiro de uma série de três e tem o intuito de ajudar a você empreendedor a desenvolver a estratégia do seu negócio. Aqui você não irá ver um conceito detalhado de cada ponto, mas, sim uma apresentação do framework que utilizamos na Lemon para desenvolvimento da estratégia a partir de conceitos, metodologias e ferramentas dentro de uma estrutura base para um bom planejamento.

Sabemos que é impossível prever o futuro e o planejamento estratégico não pode ter essa pretensão, ele é mais voltado para dar suporte a viabilidade do negócio e mostrar como ele pode caminhar do que acertar exatamente tudo que irá acontecer.

Justamente pela dificuldade de previsão do que será o negócio no futuro é importante que a estratégia não seja engessada, ela precisa fluir de acordo com o contexto em que está inserida. Além disso não entenda esse e-book como regras a serem seguidas e sim como sugestão de como fazemos aqui na Lemon, sabemos que o nosso modelo está longe de ser perfeito, mas, funciona para a nossa realidade. Você pode fazer adaptações que possam atender melhor a sua empresa.

Trabalhamos a estratégia na Lemon em 4 etapas, primeiro a fase de Aspiração e Posicionamento, depois partimos para a análise, após isso definimos os objetivos e por último fazemos a gestão da estratégia.

Espero que esse conteúdo seja importante para o seu negócio e permita desenvolver a cultura estratégica na sua empresa.

Aspiração e Posicionamento

“Ser ou não ser, eis a questão”! Em seu icônico monólogo Hamlet ao olhar para uma caveira se faz a indagação tão profunda quanto o sentido da vida. Ali ele busca entender as implicações de existir e quem ele é de fato. Hamlet traz a nós um senso de realidade fundamental para enxergarmos o mundo, e quão valiosa é a verdade e como ela só é possível quando nos desprendemos das amarras da etiqueta. Quando começaremos a ser e pararemos de não ser?

Todo negócio nasce com um propósito, a partir da visão dos fundadores que depositam nele suas expectativas. Eles imaginam ali o que deve ser e o que não ser. Muitos especialistas em literatura devem estar torcendo o nariz agora com a tentativa de conexão entre a obra prima de Wiliam Shakespeare e as ideias “mundanas” do empreendedorismo. Mas, ainda sim acho que a obra do dramaturgo inglês é um bom guia inclusive para empreendedores.

Quando você cria um negócio, você imagina o que é possível de acontecer com ele, como será o escritório, a produção, como serão as pessoas que irão trabalhar nesses ambientes, quais serão os principais processos. É preciso se preocupar com a operação, com o fluxo de caixa, com a estratégia de comercialização, como atrair o público, enfim um porrilhão de coisas para colocar o negócio no ar.

Mas, antes de chegarmos nesse ponto prático precisamos desenvolver a estratégia do nosso negócio a partir de uma identificação do que queremos ser de fato, do que queremos entregar a sociedade, quais são as nossas crenças enquanto negócio e qual visão filosófica temos. Por isso acho que Hamlet é importante nesse ponto, por que aqui não cabe nada além da realidade.

As aspirações de um negócio devem ser pautadas pelo mundo real, não adianta eu acreditar no chavão que a minha empresa irá tornar o mundo um lugar melhor se isso não puder acontecer na prática. Claro que é preciso entender que as aspirações do negócio nem sempre poderão ser mensuradas com a frieza dos números. Mas, elas darão o direcionamento mais claro para que a empresa trilhe o seu caminho.

Onde estamos? O que somos? Onde queremos chegar? O que desejamos vir a ser? Esses são questionamentos que cabem para reflexão quando desenvolvemos a estratégia para o nosso negócio. Assim criamos o alicerce para fundamentarmos as nossas decisões estratégicas.

Utilizamos os conceitos de Missão, Visão, Cultura e Valores e Proposta de valor para nos ajudar nessa etapa de fundamentação norteadora do negócio. Assim durante o exercício para chegar a essas definições todo embasamento para as aspirações do negócio são desenvolvidos.

Missão, visão e valores podem ser trabalhadas entre os fundadores a partir de reuniões de brainstorm. Mais do que a democracia, deve ser buscar os pontos de convergência de ideias ou o consenso, para que o resultado dessas ações faça sentido para todos os envolvidos.

Missão

Para Peter Drucker “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

A Missão é uma definição concisa, com foco e origem internas a empresa e que apresenta os motivos dela existir, qual o seu principal propósito e para onde suas operações e valores estão direcionados.

Uma Missão normalmente é composta por: Contribuição – O que o negócio faz (Produtos/serviços), por que ele existe e qual a distinção da empresa o que a faz diferente dos outros neste mercado.

“Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la.”
S. Tilles

O exercício de desenvolvimento da Missão é fundamental para o embasamento do negócio, o grande desafio nesse processo é conseguir transformar esse sentimento em realidade, isso passa também por tentar atingir a percepção do mercado, fornecedores e principalmente da equipe. As pessoas que trabalham na empresa são os principais catalisadores de resultados, incutir a Missão em suas cabeças é fundamental para torná-la realidade.

Visão

A Visão é uma declaração concisa que apresenta as metas a longo prazo do negócio. Ela deve ser orientada para o mercado, representar a percepção externa e expressar como a organização quer ser percebida pelo mundo. Se a Missão representa o que a empresa é, a Visão mostra aonde ela quer chegar.

“Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o Norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente. ”
James Collins e Jerry Porras

A Visão é voltada para o futuro do negócio, ele precisa representar o sonho que irá desenvolver a organização. Ela ajudará o desenvolvimento dos objetivos e metas e será referência para todas as estratégias. Como a Missão, a Visão também precisa estar incutida na cabeça da equipe, só assim será possível tirá-la do papel.

 

Cultura e Valores

“A cultura devora a estratégia no café da manhã. ” Peter Drucker

Para as coisas acontecerem de fato no seu negócio, não basta apenas desenvolver a melhor estratégia, será preciso também ter valores que norteiam a empresa e desenvolver sua cultura.

Quando falamos de valores e cultura colocamos o fator humano na equação. As diferenças de ideias e pensamentos são naturais em grupo de pessoas, é sempre um desafio fazer com que os interesses e motivações da equipe se alinhe com os da organização.

Desenvolver os valores e a cultura do negócio é um desafio que precisa ser encarado desde o primeiro momento e deve ser trabalhado diariamente, isso por que a falta de tangibilidade nesses processos dificulta as ações práticas. Assim escrever e declarar os principais valores norteadores do negócio é fundamental para deixar claro para a equipe quais comportamentos são esperados.

É fundamental também um bom processo de seleção e gestão de pessoas para que a cultura organizacional seja bem desenvolvida. Como forma de exposição da cultura e valores do negócio uma boa forma é desenvolver um Culture Code para o negócio.

Culture Code

O Culture Code passou a ser muito difundido depois que o Netflix divulgou o seu em 2009. A ideia do documento é divulgar a visão da cultura do negócio dos fundadores e ao mesmo tempo servir de guia para a equipe, ele é uma declaração da organização de como ela acredita que um negócio deve funcionar, é uma manifestação clara dos seus valores.

O Culture Code não possui uma formula para ser feito, o mais interessante seja expressar os ideais de negócio da empresa, quais os principais valores e como ela enxerga que deve ser os relacionamentos no negócio.

É importante ter referencias para criar o Culture Code do seu negócio, algumas empresas, como, Resultados Digitais, Asana, Hubspot e Rock Content  divulgam os seus e eles podem ajudar nesse processo.

A Lemon também divulgou o seu Culture Code e você pode conferi-lo clicando aqui.

Proposta de Valor

Ninguém é bom em tudo. Os recursos de uma empresa são sempre limitados, tempo, dinheiro, capacidade produtiva, equipe, entre vários outros. Quando se decide ser bom em uma coisa, é muito difícil conseguir êxito se tentar alcançar a mesma qualidade em outro seguimento ao mesmo tempo. Por isso é fundamental delimitar a área de atuação de um negócio.

Definir a proposta de valor de negócio passa por um exercício de analisar quais as necessidades do cliente. Uma empresa não existe se não resolve um problema para os seus clientes.

A definição da proposta de valor pode seguir a construção proposta por Philip Kotler onde se escolhe um posicionamento amplo, depois um posicionamento específico, um posicionamento de valor e por fim se desenvolve a proposta de valor propriamente.

Com esse exercício a empresa conseguirá definir onde de fato irá atuar, o que irá proporcionar de benefícios aos seus clientes. Dessa forma como a criação de valor irá se transformar em riqueza para o negócio a partir das vendas de produtos e serviços.

Esse foi o primeiro da serie de três posts onde falaremos sobre gestão estratégica. Fica atento para não perder os próximos até lá 

Sumário do Artigo
Tudo que o que você precisa saber para planejar a estratégia do seu negócio (parte 1)
Nome do Artigo
Tudo que o que você precisa saber para planejar a estratégia do seu negócio (parte 1)
Descrição
Esse artigo é o primeiro de uma série de três e tem o intuito de ajudar a você empreendedor a desenvolver a estratégia do seu negócio. Aqui você não irá ver um conceito detalhado de cada ponto, mas, sim uma apresentação do framework que utilizamos na Lemon para desenvolvimento da estratégia a partir de conceitos, metodologias e ferramentas dentro de uma estrutura base para um bom planejamento.
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