Tudo que o que você precisa para planejar a estratégia do seu negócio

Esse é o último texto dos três posts que produzimos sobre planejamento estratégico, o primeiro e segundo você pode ler clicando aqui e aqui . Você verá aqui um Framework básico com os principais pontos que utilizamos aqui na Lemon para desenvolver a nossa estratégia de negócio. Hoje vamos falar sobre a etapa de definição de objetivos e a gestão da estratégia.

Nesse momento é que a estratégia irá acontecer na prática, por isso criar objetivos realmente desafiantes para o negócio e gerir bem toda a estratégia fará com que a sua empresa seja bem sucedida no mercado.

Definição dos objetivos

Todo negócio existe para atingir seus objetivos. Esses objetivos servem como direcionadores e apontam para onde a empresa deve seguir.  Levantar e descrever quais são os objetivos que a empresa quer alcançar é um passo importante para a construção da estratégia.

Os objetivos típicos de uma empresa dividem-se em seis categorias:

  1. Crescer, ou seja, aumentar as vendas. Segundo C.K. Prahalad, grande autoridade em estratégia de negócios, crescer tem de ser o objetivo de todas as empresas. “É crescer ou morrer”, diz ele.
  2. Ganhar participação no mercado. Trata-se de estabelecer um determinado nível de market share para ser atingido em determinado período de tempo.
  3. Aumentar a rentabilidade.
  4. Superar uma crise existente ou que você prevê que poderá acontecer futuramente.
  5. Fortalecer a marca e a imagem ou ampliar a visibilidade.
  6. Melhorar o atendimento ao cliente.

 

Cada objetivo deve ser “SMART”

“S” de eSpecífico: uma ação ou comportamento observável tem de poder ser descrito, ligado a uma taxa, número, porcentagem ou frequência. Por exemplo, aumentar as vendas em 20%.

“M” de Mensurável:  é o que se pode medir por meio de um sistema ou método. No exemplo anterior, pode-se medir o crescimento de vendas por meio do resultado do faturamento.

“A” de Alcançável: Se a meta for difícil demais em relação à capacidade da empresa, não haverá motivação para alcançá-la.

“R” de Relevante: O objetivo tem de ser tão relevante para a empresa e para seus indivíduos que consegue lhes injetar ânimo para lutar por ele. Aqui, também relevante é sinônimo de “desafiador”.

“T” de Tempo definido: é imprescindível sugerir o estabelecimento de uma data (dia, mês e ano) para o objetivo ser totalmente alcançado. Além disso considere obrigatório dividi-lo em várias metas, cada qual com sua data.

Os objetivos nesse ponto são macros, dessa forma devem integrar toda a organização e serem construídos a partir das análises feitas nos ambientes internos e externos da empresa. A partir disso serão desenvolvidos os objetivos por área, equipe e profissional.

 

Gestão da estratégia

A estratégia precisa sair do papel e se tornar realidade a partir dos processos do negócio. Assim ela deve ser trabalhada no dia a dia, junto com todo o time, não é algo que pode ser tocado isoladamente na cabeça dos gestores.

O conhecimento adquirido no processo de desenvolvimento da estratégia precisa ser compartilhado com os membros da equipe, os objetivos também precisam estar incutidos em suas cabeças para que eles se apliquem ao máximo para atingi-los.

Para a gestão da estratégia e a aplicação prática dela podemos usar conceitos e ferramentas que nos auxiliem nesse processo. O BSC, Planos de ação, projetos, OKR e Orçamento empresarial são os que a Lemon utiliza para acompanhamento e gestão das estratégias.

 

Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC) traduz a missão e a estratégia das empresas em um conjunto sistêmico de medidas de desempenho, que auxilia e serve como base para a medição estratégica. O BSC é sobretudo um sistema de gestão – não apenas um sistema de medidas – que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia e traduzi-las em ações

O BSC mede o desempenho do negócio sobre quatro perspectivas equilibradas: financeira, cliente, processos internos da empresa e aprendizado e crescimento.

 

Mapa estratégico

O Mapa estratégico é a representação visual de toda a estratégia, mostrando numa única página como os objetivos nas quatro perspectivas se integram e combinam para descrever toda a estratégia.

 

O mapa estratégico é criado utilizando os principais indicadores de performance do negócio. Porém todo indicador advém de uma meta e um objetivo.

Objetivo é o ponto futuro que a empresa deseja alcançar.

Meta é a mensuração em números do objetivo

Indicador é a representação de como a meta é medida.

Na Lemon trabalhamos com o BSC para os objetivos e metas no médio e longo prazo, no curto prazo utilizamos o conceito OKR que explicaremos a seguir. Isso por que o BSC possui enormes vantagens no que tange a visualização e a sinergia dos processos, porém, para os sprints de curto prazo entendemos que os OKRs fornecem maiores benefícios.

 

Plano de ação

Para cada objetivo traçado no BSC é preciso criar um plano prático de como a empresa irá chegar a esse objetivo. Nesse ponto é fundamental que a empresa possua uma cultura de trabalhar por projetos. Hoje existem metodologias ágeis de projetos, que poupam tempo e permite o ganho de eficiência nos processos.

Trabalhar com projetos permite com que a empresa pense e se organize antes da ação de fato. Se ainda a empresa não está preparada para esse contexto de projetos, pode se utilizar de planos de ação. O 5W2H já é um bom ponto de partida para a organização das operações a fim de atingir os objetivos e metas.

Para desenvolver esse plano de ação, primeiramente avaliamos qual é a posição atual, utilizando para isso o Indicador do objetivo, qual é a meta e o prazo para alcançá-la. A partir disso quais ações precisamos tomar responder as perguntas, O que será feito? Por que será feito? Por quem? Onde? Quando? Quanto? E como?

Com isso a estratégia não ficará apenas no papel, mas, também irá se transformar em ação prática.

 

OKR

OKR é a sigla para “Objetive and Key Result” em português Objetivo e resultado chave. É uma metodologia muito utilizada hoje em dia, pois, é um das trabalhadas pelo Google em sua gestão.

Os OKRs são trabalhados a partir da perspectiva do negócio, na Lemon trabalhamos com um ciclo trimestral que se alinham com os objetivos expostos no BSC. Como mostrado anteriormente na Lemon os OKRs servem para objetivos de curto prazo e o BSC de médio e longo prazo.

A partir dos OKRs do negócio, devem ser criados um para cada área e colaborador. Os OKRs precisam estar abertos e disponíveis para consulta de todos.

Para desenvolver o OKR defina no máximo 5 objetivos por empresa, área e colaborador. Os objetivos devem ser audaciosos a ponto de motivar a todos, por isso nessa metodologia o ideal que se alcance entre 60% e 70% dos objetivos, mais do que isso pode significar que eles estavam baixos. Para cada objetivo devem existir no máximo 4 resultados chaves e cada um deverá ter uma meta a ser atingida.

O intuito dos OKRs é engajar a equipe para atingir os objetivos assim a sua função não é a de análise de desempenho individual. A ferramenta ajuda aos profissionais e times saber o que é esperado deles e o que precisam fazer para ajudar a empresa.

 

Orçamento empresarial

A consolidação do planejamento deve ocorrer no orçamento. E um bom orçamento empresarial começa por boas premissas. Não adianta se concentrar apenas nas operações da empresa é preciso olhar para fora do negócio.

Analisando as conjecturas macro e microeconômicas, além do cenário político, tecnológico e legal é possível entender em qual ambiente a empresa irá navegar. O orçamento também não deve ser algo engessado que atrapalhe a empresa, mas, sua alteração só deve ser avaliada a partir das mudanças nas premissas definidas. Assim não se perde o controle e o rumo do negócio.

Vender é a principal atividade da empresa, dela se deriva todas as outras. Portanto deve-se começar o orçamento a partir da sua expectativa de vendas. Você pode fazer isso olhando para o passado e fazendo um orçamento histórico adicionamento crescimento ou declínio a sua receita de acordo com as premissas. Ou então fazer algo do zero a partir de uma análise do mercado mirando apenas o futuro. Entre os vários tipos de orçamento que você escolher não há escapatória, você terá que prever suas vendas.

A partir da expectativa de vendas será preciso dimensionar os esforços necessários para alcançar esses resultados. Agora entrarão os orçamentos de insumos, pessoal, manutenção, despesas, perdas e investimentos. Não existe nenhuma outra maneira de se conseguir receitas em um negócio que não seja gastando uma parte dessas, o grande segredo está em gastar na hora certa e na quantidade certa.

Conclusão

Conduzir o negócio aos seus objetivos só será possível se os lideres conseguirem fazer isso através das pessoas. Logo, para a estratégia funcionar na prática o empreendedor precisa se tornar um grande vendedor das suas ideias para a equipe.

Estratégia depende basicamente de saber escolher aonde se quer ir. Alguém já disse que a vida é a arte das escolhas. E como é possível fazer as escolhas certas se muitas vezes não sabemos o que queremos para nós mesmos?

O tripé que cria a verdadeira magia dos negócios é formado por “objetivos, estratégia e operação”. Toda empresa deve escolher o caminho que a leve a alcançar os objetivos desejados, partindo de uma realidade conhecida e estudada. Ou seja, toda empresa deve ter uma estratégia.

 

Sumário do Artigo
Framework estratégico: Tudo que o que você precisa saber para planejar a estratégia do seu negócio (parte 3)
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Framework estratégico: Tudo que o que você precisa saber para planejar a estratégia do seu negócio (parte 3)
Descrição
Esse é o último dos três posts que estamos produzindo sobre planejamento estratégico. Você verá aqui um Framework básico com os principais pontos que utilizamos aqui na Lemon para desenvolver a nossa estratégia de negócio. Hoje vamos falar sobre a etapa de criação dos objetivos e gestão da estratégia.
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