Gestão Empresarial e o trabalho quando não estamos trabalhando. - Lemon

Um dos maiores desafios de ter um empreendimento, seja uma ágil startup ou trabalhar como autônomo é justamente o que chamamos de “o trabalho de quando não estamos trabalhando”, que é um aspecto muito importante da Gestão Empresarial.

Mas o que queremos dizer com isso? Vamos pegar um exemplo. Digamos que você tem uma mão maravilhosa para fazer doces diferenciados para festas. Você começa a traçar seu plano para começar o seu negócio e viver da sua habilidade, começa a pôr a mão na massa de verdade e os resultados de sua dedicação como um excelente confeiteiro começam a chegar: suas encomendas aumentam, a divulgação boca a boca vai funcionando bem, você começa a precisar de mais espaço, e assim por diante. No caso do exemplo, o coração do seu trabalho é: fazer doces! É o coração do seu negócio – não é à toa que nos estudos de administração e empreendedorismo isso é chamado de “core business”.

Porém, existem uma série de atividades que começam a surgir já no começo de sua vida de empreendedor que vão além do operacional, além das habilidades do dia a dia. São essas atividades que chamamos de “o trabalho quando não estamos trabalhando”. Essas atividades variam um pouco de acordo com os ramos de atividade, mas algumas são comuns a todas elas, como: gerenciar as finanças de sua empresa, buscar novos clientes, engajar seu público alvo, fazer ações de marketing, gerenciar pessoas, e assim por diante.

O conjunto dessas atividades, tanto o coração do negócio quanto essas outras que mencionamos, é o que chamamos de gestão empresarial, e, se não forem bem pensadas e executadas, podem ser tornar uma armadilha perigosa para a saúde dos negócios. Isso é tão sério que uma pesquisa do SEBRAE-SP chamada: “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida” (Veja a pesquisa na íntegra aqui), aponta que as falhas na gestão empresarial são a segunda maior causa de morte das empresas, depois apenas do planejamento prévio.

Mas então, como eu posso trabalhar melhor a minha gestão empresarial?

 

Nosso objetivo na Lemon é ajudar empresas e empresários a trabalharem de uma forma mais inteligente, mais produtiva, mais otimizada, mais competitiva. Com base nisso nós iniciamos essa série de artigos chamada “Gestão Empresarial e o trabalho quando não estamos trabalhando”, para justamente trazer dicas e informações preciosas para que você possa trabalhar de um ajeito cada vez mais inteligente.

Lemon Express - Consultorias Ágeis e Acessíveis - Planos a partir de R$ 499 / mês

 

Em uma série de posts no blog da Lemon, vamos abordar os tópicos:

Como conseguir mais clientes?

Um dos objetivos de 10 em cada 10 empreendedores é: como eu consigo mais clientes? Trabalhar para atrair novos leads e potenciais clientes é uma tarefa que exige esforço, criatividade e objetividade. Mas não entre em pânico! Vamos fazer um guia com dicas e técnicas que você poderá colocar em prática no seu negócio para aumentar a abrangência do seu negócio e atender a mais pessoas.

Leia os artigos: Parte 1 | Parte 2

Como fazer o planejamento financeiro da minha empresa?

Gerenciar as finanças de seu negócio é realmente desafiador: capital de giro, fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber.. sem falar dos impostos, da contabilidade e das muitas obrigações que o empreendedor deve enfrentar todo mês. Nossos especialistas em finanças podem te ajudar a se guiar no importante caminho do planejamento financeiro para que você possa ficar sempre no azul e se preparar para crescer.

Leia o artigo aqui.

Como ser mais produtivo?

Fazer mais com menos, ou com o mesmo tanto de recursos (tanto financeiros, humanos e/ou materiais), essa é a lógica da produtividade. A otimização dos seus processos lhe permitirão economizar recursos e ganhar tempo, tornando a sua empresa mais ágil. Existem várias formas de otimizar a sua produtividade e aqui vamos ajudá-lo com algumas dicas importantes.

Como administrar meu tempo?

Trabalhar duro e trabalhar muito, isso é o que dizem sobre empreendedorismo. Mas, você já reparou que algumas pessoas que trabalham até a exaustão não produzem muito? E você já reparou que existem pessoas que parecem não trabalhar tanto mas trazem muito resultado? O que elas fazem de diferente?

Como gerenciar melhor meu relacionamento com os clientes?

Seus clientes são a coisa mais importante para o seu negócio. Sem eles, não há razão do seu empreendimento existir. Manter uma boa relação com o seu público é fundamental. Mas como fazer isso de uma forma mais otimizada, mais ágil e mais objetiva? Nesse post teremos uma série de dicas de como acertar no pós-venda.

Como trabalhar com objetivos e metas?

Para onde você quer ir com a sua empresa? Quais são os seus objetivos? Até onde você quer chegar? Essas perguntas fazem parte do pensamento estratégico da sua empresa. Mas você só consegue atingir aquilo que você deseja ao estruturar direito os seus objetivos, desdobrá-los em metas e saber como quantificá-las, quais serão os seus indicadores e como você vai fazer para medi-los.

Como organizar minhas ideias?

Todos nós temos boas ideias! São elas que dão os impulsos para novos e criativos negócios florescerem. Elas aparecem do nada, no banho, no trânsito, na corrida, onde menos se espera. Elas são fugazes. Mas como organizar as ideias de uma forma estruturada e como conectá-las para formar algo realmente concreto e real? Parece simples, mas organizar as ideias e pô-las em prática é uma das partes mais difíceis.

E o bônus: Ferramentas que todo empreendedor tem que conhecer

A tecnologia existe para que possamos fazer o que precisamos fazer de uma forma mais fácil, rápida e inteligente. E ela tem avançado muito nesse sentido. Existem muitas ferramentas que podem ser muito (mas muito MESMO) úteis para te ajudar a tornar o seu negócio mais inteligente. Aqui, vamos separar algumas das melhores ferramentas para que você possa transformar a sua rotina e o seu negócio.

Fique ligado: Os posts temáticos da série “Gestão Empresarial e o trabalho quando não estamos trabalhando” serão liberados todas as terças-feiras no blog da Lemon e também estarão em nossas redes sociais e, se você quiser, direto no seu email – assine a nossa Newsletter!

Ter uma Gestão Empresarial bem estruturada é uma das chaves para o sucesso no empreendedorismo, seja você um negócio com muitos funcionários ou um profissional autônomo. Por isso, se você quiser compartilhar conosco seus pensamentos e ideias em relação ao tema, ou então sugerir algum outro tópico, fique à vontade para comentar aí abaixo, ou fale com a gente! Vamos adorar poder trocar uma ideia com você.

 

Sumário do Artigo
Gestão Empresarial e o trabalho quando não estamos trabalhando.
Nome do Artigo
Gestão Empresarial e o trabalho quando não estamos trabalhando.
Descrição
Como você pode ter uma gestão empresarial mais inteligente na sua empresa? A gestão empresarial engloba não apenas a atividade chave da empresa, mas também atividades como gerenciar finanças, conseguir novos clientes, etc. Veja nessa série de posts no Blog da Lemon como você pode explorar ao máximo a sua gestão empresarial para aumentar a produtividade da sua empresa.
Autor
Empresa
Lemon 360
Logo
The following two tabs change content below.
Guilherme Oliveira
Co-founder e Marketing leader na Lemon 360, pai, amante da natureza e apaixonado por caffè espresso.

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
INSIGHTS DE GESTÃO NO SEU EMAIL!

INSIGHTS DE GESTÃO NO SEU EMAIL!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This