Blog da Lemon -  Negócios são abstrações

Algum tempo atrás conversando com uma amiga sobre nossas personalidades, percebemos o tempo que perdemos ao nos preparar para um problema que talvez nem aconteça. A urgência dos tempos modernos nos faz estar em estado de alerta permanente, tal qual um sentinela em períodos conflituosos. Complicamos coisas simples com procedimentos, processos, ideias e no final das contas perdemos tempo. Ricardo Semler autor de “Você está louco” diz que há problemas que a única solução seja não fazer nada, sim, ficar de braços cruzados, esperar que as coisas se resolvam sozinhas. Paradoxal isso na era da inovação, do se movimentar, do correr atrás, mas, talvez Semler esteja certo, é bem possível que nós homens contemporâneos trabalhemos mais que nossos ancestrais, entretanto, também podemos não estar produzindo tanto quanto no passado, claro uma analise como essa deve respeitar as devidas proporções tecnológicas e de desenvolvimento social e econômico.

Há incutido em nossas mentes a visão de que o mercado necessita se movimentar, os estoques precisam girar e os rendimentos precisam aumentar. Esse texto não procura desvalorizar a importância da ação e da busca por objetivos dentro de um negócio, do contrario busca avaliar outros pontos para se chegar a esses resultados.

O que precisamos ponderar são nossas ações perante os problemas que acontecem a nossa volta, às vezes soluções rápidas e simples poderiam ser adotadas, mas, ainda optamos por caminhos complexos e tortuosos. Os designers utilizam os conceitos do minimalismo, para elaborar suas peças, que consiste em buscar a simplicidade plena, mantendo qualidade, elegância e tecnologia. As empresas ainda não absorveram esses conceitos, ainda estão no modelo de resolver problemas, ainda não conseguem criá-los e a partir disso desenhar soluções minimalistas, como os designers. Para tal, ainda precisamos desenvolver a capacidade de relacionar fatos, ligar pontos e interligar conexões, a partir da união de conceitos abstratos e concretos.

Ideias abstratas devem estar mais presentes dentro de uma organização, não para que as empresas percam tempo, mas para que soluções simples sejam mais fáceis de serem alcançadas, não podem existir amarradas e complicações para a simplificação ela deve ser objetivo a ser buscado, chegar ao ponto de nada precisar ser feito para que os problemas sejam solucionados, isso sim é uma meta ambiciosa.

As empresas precisam tirar o peso que carregam para poder correr mais rápido que os seus concorrentes. E essa resposta não está na burocracia, claro controle é importante, mas, é preciso ter bem claro o objetivo para tal. Fazer as coisas por fazer ou por que sempre foi assim não vai fazer nossos negócios evoluírem. Entender que negócios são abstrações é um bom ponto de partida para mudar as coisas.

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This