O que é custo de capital e como ele pode estar afetando o valor do seu negócio?

Uma das grandes dificuldades para os empreendedores de micro e pequenos negócios é saber se suas empresas estão tendo lucro. Se você se encontra nesse grupo vou te mostrar que essa é só a ponta do iceberg. O lucro quando analisado isoladamente é apenas um número que não nos garante que estamos tendo sucesso em nossa empresa.

Warren Buffet diz que “´por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva. ” O maior investidor de todos os tempos tem toda razão quando faz essa afirmação, ao se tratar de resultados as pessoas esquecem de considerar o fator dinheiro no tempo e o risco envolvido. E o que importa mesmo no final das contas é a criação de riqueza.

Para termos uma boa analise de resultados é fundamental considerarmos os fatores risco e tempo. Assim quando apenas olhamos para o lucro sem verificar o custo de capital as informações não são conclusivas.

Como dito aqui, em finanças podemos resumir as decisões em investimentos, financiamentos e gestão do fluxo de caixa. Vamos focar no financiamento que é a maneira como conseguimos dinheiro para desenvolver projetos em nossos negócios. Podemos utilizar capital de terceiros ou próprio para financiar nossa empresa.

shutterstock_84714940Capital de terceiros são as dívidas que usamos para financiar os investimentos ou operações. Podemos calcular o custo do capital de terceiros facilmente, até por que essa informação se encontra nos balanços enviados pela contabilidade e também no fechamento de um contrato de credito bancário por exemplo. Já o capital próprio é o valor aplicado pelos sócios da empresa no negócio, até aí tudo bem, onde complica mesmo é a forma de determinar esse custo de capital.

O valor do custo de capital próprio não aparece nas demonstrações contábeis tradicionais. O que acontece é que seu cálculo é baseado em um custo de oportunidade, ou seja, quanto o empreendedor poderia estar ganhando em uma outra operação de risco similar ao seu negócio. Fique tranquilo, já, já eu prometo que as coisas vão ficar um pouco mais claras, antes eu preciso falar para você o que é risco em finanças.

Em finanças risco é a probabilidade de algo não sair conforme o combinado. Mas, não necessariamente isso quer dizer apenas coisas ruins. Em um jogo de futebol por exemplo, quando o seu time enfrenta o rival o esperado é que o jogo seja equilibrado, mas, em alguns casos acontece uma goleada que pode ser para o seu time ou para o rival.

Vamos exercitar esse conceito, se duas pessoas resolvem pular de um mesmo prédio sem nenhum aparato de segurança, uma do segundo andar e outra do décimo quinto andar. Qual das duas pessoas está envolvida em uma situação de maior risco, considerando apenas o fato de pular do prédio? Se você respondeu a pessoa que pretende pular do segundo, parabéns, você já pegou a ideia. Para a pessoa que irá pular do décimo quinta andar a morte é inevitável, agora para a outra que irá pular do segundo existem várias possibilidades. Isso é o fator risco em finanças.

Voltando a questão do custo de capital próprio o modelo mais utilizado para determinar esse valor é o CAPM (Capital Asset Price Model), não entrarei no mérito da formula por que o mais importante são os conceitos, aqui você encontra com detalhes uma explicação sobre a formula. Nesse modelo é considerado para determinado o custo do capital próprio um prêmio pela espera e um prêmio pelo risco. A soma dos dois apresenta o custo do capital próprio representado em uma taxa.

Em nossos negócios usamos capital de terceiros e próprio para financiar nossos projetos e operações, assim fazemos uma média ponderada para determinar o efetivo custo de capital. Logo quanto maior for o custo do capital que empregamos na empresa menor será o nosso resultado, pois, dessa forma precisamos usar uma parte maior do nosso lucro para remunerar o investimento.

Se o resultado da nossa empresa é impactado por um custo algo de capital o valor do nosso negócio fica menor. Perceba esse valor não tem haver apenas com lucro em valores nominais e sim na capacidade que esse negócio tem de gerar riqueza.

Se você tiver alguma dúvida sobre o tema ou alguma contribuição a dar deixe seu recado aqui embaixo nos comentários.

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

MELHORE RESULTADOS, CRIE VALOR, GERE RIQUEZA

Lemon Express é um serviço de consultoria voltado para a solução rápida de problemas do seu negócio. Nossos consultores de finanças vão te ajudar a fazer o seu planejamento financeiro, de acordo com a sua necessidade e objetivos da sua empresa. 

Aproveite o desconto de 20% para leitores do blog! Deixe os seus contatos e entraremos em contato com você em até 2 dias úteis.

Legal, obrigado pelo seu interesse! Entraremos em contato em até 2 dias úteis.

Share This