O que é gerenciamento de projetos e como ele pode ajudar o seu negócio?

Elaborado progressivamente (por etapas), um projeto tem como o objetivo criar um serviço, produto ou resultado. Eles possuem início e fim bem definidos e podem ser criados por diversos motivos, tais como: necessidade estratégica, demanda de mercado, requisito legal, avanço tecnológico ou qualquer outra necessidade.

É muito comum algumas pessoas confundirem projetos com processos rotineiros de uma organização. Por exemplo: uma fábrica de roupas, definiu que irá começar a produzir camisas do modelo Polo – que anteriormente ela não produzia. Para tal, é necessário criar os padrões de produção, verificar máquinas necessárias, entre outras questões. Este é um exemplo claro de um projeto de implantação de um novo modelo. Esta fábrica, deverá determinar o orçamento, o prazo, os requisitos do produto, o time que irá trabalhar neste projeto, entre outras questões. Após a conclusão do projeto, a atividade de fabricar o novo modelo se tornará um processo rotineiro na organização.

O que acontece é que muitas empresas sofrem por não conseguir entender que às vezes a sua estrutura organizacional não está coerente ao tipo de atividade que ela oferece. Estrutura Organizacional funcional por exemplo, é pouco recomendada para empresas prestadoras de serviço. Você sabe qual é a estrutura organizacional da sua empresa e como ela afeta a sua capacidade de atender os seus clientes?

E o que é gerenciamento de projetos?shutterstock_156813671-21sc4sj-e1381909678150

É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. Isso inclui:

  • Identificação dos requisitos.
  • Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado.
  • Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam à: Escopo, Orçamento, Riscos, Qualidade, Prazo (cronograma) e Recursos.

Gestão de Programas

Programa é um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de modo coordenado, para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Programas podem incluir elementos de trabalho relacionados ao escopo dos projetos distintos do programa.

Gestão de Portfólios

É um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados, para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

Resumindo, gerenciamento de projetos, programas e portfólios são meios para alcançar os objetivos estratégicos e organizacionais, além de agregar grande valor ao negócio com o investimento em projetos!

The following two tabs change content below.

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS QUE RECEBEM NOSSOS INSIGHTS DE TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This