Sabe o que o Pokémon Go pode fazer pela sua empresa? Veja algumas ideias! - Lemon

Se você esteve no planeta Terra nos últimos dias, certamente ouviu falar em algum noticiário ou roda de conversas sobre o Pokémon GO. Sim, Pokémon, aqueles monstrinhos poderosos que travavam batalhas épicas e que possui uma serie animada, que na sua versão clássica é protagonizada pelo garoto da cidade de Pallet, Ash Ketchum e o seu inseparável Pikachu. Se você não sabe do que eu estou falando ou se já sabe, mas, quer ficar totalmente por dentro dessa nova febre, fica aqui que a gente vai te contar tudo que você precisa saber sobre Pokémon GO.

Let’s GO!!!

TÁ, MAS O QUE É O POKÉMON GO?

O Pokémon Go é o primeiro sucesso da Nintendo com jogos mobile. A Japonesa foi resistente aos jogos para celular por muito tempo. Depois de ceder e entrar para esse mundo, ainda não tinha conseguido emplacar um sucesso tão grande.

Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada que permite aos jogadores capturar, batalhar e treinar Pokémons, que aparecem na tela do celular como se estivessem no mundo real.

Ele é gratuito, mas possui micro-transações (compra de elementos com dinheiro real), que são essenciais para as ações potenciais.

O TAMANHO DA FEBRE

Pokémon GO é um sucesso estrondoso, que cria um universo de possibilidades para a realidade aumentada! Veja os números:

Pokémon GO

O Pokémon Go, em uma semana de lançamento de sua versão Beta, se tornou o maior jogo mobile da história.

MECÂNICA BÁSICA

O objetivo do jogo é, claro, achar e pegar Pokémons. Mas não só isso, para encontra-los, o jogador deve se deslocar no mundo físico e busca-los pela cidade. Ao encontrar um deles, o jogador ativa sua câmera, “vê” o Pokémon e pode tentar captura-lo usando uma Pokebola. Ao fazer isso, o jogador recebe pontos de experiência e adiciona o Pokémon capturado ao Pokédex.

pokemon-go-cp-1200x675

A CHAVE DO NEGÓCIO

A grande sacada do Pokémon Go é estimular e influenciar as pessoas no mundo físico, por meio da interação com o jogo. Como o jogo é baseado na localização física, ele realmente faz com que as pessoas se desloquem. Ou seja, pensar em localização geográfica e como levar pessoas para determinados lugares é a chave para uma ação interessante.

UM PODER DE ENGAJAMENTO MUITO GRANDE!

Para se ter uma ideia do tamanho do poder de engajamento do Pokémon Go, uma multidão de pessoas causou tumulto no Central Park em Nova Iorque para conseguir o raro Vaporeon.
Veja o vídeo:

 

 

Alguns estabelecimentos como Museus tem reclamado do jogo afirmando que ele não combina com o seu modelo de negócio, a cantora Rihanna proibiu em seu show  que os fâs joguem o game.

ALGUNS ELEMENTOS INTERESSANTES DO JOGO

POKESTOPS
Locais físicos em que os jogadores podem pegar mais pokebolas e outros itens. Geralmente estão em locais públicos importantes.

POKÉMON GYM
Locais físicos em que você pode treinar seus pokémons para que eles passem de nível. Esses lugares podem ser “dominados” e são alvo de disputa entre equipes, com batalhas entre Pokémons.
(como o Mayor do Foursquare)

INCENSO
Atrai pokémons até você. O efeito dura 30 minutos e continua funcionando mesmo se você estiver offline.

80 PokeCoins – 1 incenso

LURE MODULE
Funciona como um incenso mais poderoso mas que é associado a uma localização, como se fosse uma “armadilha”.

100 PokeCoins – 1 lure module

OVOS DA SORTE
Dobra os pontos de experiência ganhos por 30 minutos.

80 PokeCoins – 1 ovo

COTAÇÃO: R$ 3,19 à 100 POKECOINS

OS TIMES

Na primeira vez que o jogador vai a uma Gym, ele tem que escolher um dos 3 times disponíveis, de acordo com o seu estilo de jogo e preferências por tipos de Pokémons. Uma vez escolhido o time, não há mais como trocar.

Esses times determinam a dominação de Gyms.

times

ENTÃO, O QUE DÁ PARA FAZER?

A grande sacada do Pokémon GO é unir a georreferenciamento com a realidade aumentada. O que faz com a grande diferença do jogo seja atrair as pessoas através do jogo virtual para um lugar real. E isso do ponto de vista de negócios cria grandes oportunidades de um contato maior com o público, e isso pode se transformar em um aumento dos clientes e das vendas para o seu negócio.

Você pode usar os Lure modules para atrair mais Pokémons para um determinado lugar. Os Lure modules só podem ser usados em Pokestops. Atraindo mais Pokémons, você irá atrair mais jogadores para um determinado lugar, assim você poderá realizar ações especificas para essas pessoas.

O fundamental nesse caso estar próximo do jogo e dos jogadores, a ação não pode ser meramente de cunho comercial, pode servir também de apoio as pessoas que estão jogando. Alguns exemplos de ideias de ações legais que podem ser feitas.

•    Disponibilizar totem ou lugar para carregar o celular (Pokémon GO gasta muita bateria)
•    Wifi grátis (Gasta muita internet também)
•    Gerar engajamento via sorteio de brindes ou descontos, por exemplo:
o    O primeiro que mostrar que tem um Pikachu aqui ganha X
o    Quem tiver mais Zubats (um Pokémon que aparece toda hora) e for do time Y ganha X (lembrando que são três times: Instinct – amarelo, Mystic – azul, Valor – vermelho).
•    Ação do print da tela compartilhado com alguma hashtag, por exemplo:
o    Quem estiver aqui no local e fizer o print de tela mais criativo pegando um Pokémon e compartilhar com a hashtag ganha um prêmio X.

CASE DA MENININHA

Uma garota americana descobriu que a sua casa ficava ao lado de um Pokéstop. Para muitas pessoas, uma informação irrelevante. Mas para ela uma oportunidade de negócio: o PokéStop Shop. Quem passa por lá poderá comprar uma limonada e salgadinhos enquanto pega as suas pokebolas.

MENININHA

CASE DOS FOODTRUCKS

Um grupo de Foodtrucks dos EUA identificou um local de Pokémon Gym, colocou Lure Modules no local e promoveu uma praça de Foodtrucks no local. Assim, as pessoas que fossem ali poderiam pegar Pokémon e batalhar na Gym.

Resultado: 200 pessoas por hora no local e um aumento de 7000% (sim, sete mil) nos negócios.

FOOD TRUCK

CASE SHOPPING

O Shopping Colonie Center da cidade de Albany, em Nova York, soube aproveitar o fato de ter se tornado um ginásio pokémon em Pokémon Go. Para atrair pessoas para as suas lojas, o centro comercial transformou o seu saguão em uma arena de combate entre Pokémons.

A direção do shopping pintou uma pokebola gigante no piso do saguão, e pendurou as bandeiras das três equipes rivais na grade do segundo andar. Como o projeto arquitetônico do edifício já dá bastante destaque ao saguão, a decoração apenas ajuda a dar mais destaque ao local.

20160812112450

 

LEMON E 98FM JUNTOS NA AVENTURA POKÉMON

Se você vai estar em BH hoje, quarta-feira dia 17/08/2016 não deixe de ir na Praça da Liberdade. A Lemon se uniu com a 98FM, a sua rádio do BEM e vai promover a maior caçada Pokémon da historia das alterosas. Cola lá na Praça a partir das 17h, bem na hora do Grafex, o Lixão do rádio brasileiro, você vai poder interagir com o Dudu, Rafael Mazzi, Rodrigo Rodrigues e Caju e de quebra pegar muitos Pokémons e ganhar brindes!

E ai Vamos Pegar?!

Sumário do Artigo
Sabe o que o Pokémon Go pode fazer pela sua empresa? Veja algumas ideias
Nome do Artigo
Sabe o que o Pokémon Go pode fazer pela sua empresa? Veja algumas ideias
Descrição
Se você esteve no planeta Terra nos últimos dias, certamente ouviu falar em algum noticiário ou roda de conversas sobre o Pokémon Go. Só que além de ser um joguinho para atrair Pokémons e pegá-los, o Pokémon Go pode atrair muito mais gente para o seu negócio e aumentar as suas vendas. Veja algumas ideias.
Autor
Empresa
Lemon Inteligência
Logo

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×

Lemon Express

×
INSIGHTS DE GESTÃO NO SEU EMAIL!

INSIGHTS DE GESTÃO NO SEU EMAIL!

Assine a Newsletter da Lemon e receba dicas de Gestão, Estratégia, Finanças, Marketing e Gestão de Projetos direto no seu email. 

Legal!!! Obrigado por ter feito a sua inscrição. Você vai receber um email de confirmação. Aí é só seguir os passos e começar a receber as suas dicas de #NegóciosInteligentes

Share This